FORUM RCS - 26 Fevereiro 2009 - Segurança e Criminalidade

Apesar de repetidamente anunciarmos Portugal ao Mundo como um país de brandos costumes, somos um dos mais violentos da Europa.

De acordo com um estudo das Nações Unidas, Portugal teve em 2006 a maior taxa de homicídios da Europa Ocidental. No ano passado, os assaltos à mão armada aumentaram 40% no nosso país. Em 2008, registaram-se em média 3 assaltos à mão armada por dia. Os alvos preferenciais são as estações de correios, gasolineiras, bancos, ourivesarias e automóveis topo de gama (método carjacking).

De acordo com o ministério da administração interna, os assaltos actuais são marcados pelo uso de armas de fogo, quer para pequenos como para grandes assaltos. Mais de metade dos detidos por assalto à mão armada, são imigrantes ilegais e cada vez mais jovens.

O Conselho de Sintra continua a ser um dos mais perigosos do país. A Escola EB 2.3 Ruy Belo em Queluz tomou mesmo a decisão de proibir que os alunos tragam telemóveis e leitores MP3 para as instalações da Escola tal é a onda de assaltos.

Hoje queremos saber a sua opinião. Sente-se seguro? Espreita constantemente atrás do ombro quando vai na rua? Que métodos de prevenção e defesa utiliza para evitar ser assaltado?

Queremos saber a sua opinião e ouvir o seu testemunho.

Participe no nosso fórum sobre segurança e criminalidade, inscrevendo-se pelo 219 10 63 10 ou enviando a sua mensagem escrita para o 960 37 20 25.

Sem comentários: