Terça-feira 8 Julho - Prof. Joaquim Fernandes

O Prof. Joaquim Fernandes, historiador e já consagrado escritor português, lança hoje, às 21h00 no palácio Valenças em Sintra, o seu primeiro romance histórico, que promete ser polémico.

O Cavaleiro da Ilha do Corvo é um romance que mistura a história com a ficção, ao sugerir que os navegadores da Antiguidade terão conhecido os Açores muitos séculos antes de os portugueses ali terem chegado.

No sítio do Círculo de Leitores (editora responsável pelo lançamento do livro) pode-se ler seguinte a apresentação à obra.


No cume da ilha negra erguia-se a estátua de um homem. Assim conta a lenda. Esbatidas as feições de pedra, era clara a figura de um homem a cavalo que apontava a noroeste, em direcção ao Novo Mundo. Partindo da mística figura que consta dos primeiros relatos de chegada à Ilha do Corvo em 1452, o historiador Joaquim Fernandes procura a verdadeira origem desta ilha e dos povos que por ali passaram. Foram de facto os portugueses os primeiros a ali chegar? Um mistério a descobrir.

E se tudo não passasse de uma conspiração? E se as provas encontradas na Ilha do Corvo que provam a passagem dos fenícios pela ilha tivessem sido ali plantadas para colocar em causa as descobertas dos Portugueses e Espanhóis? E se a tal lenda de um tal cavaleiro em pedra que aponta, do mais alto cume da ilha, em direcção às Américas fosse apenas uma tentativa de insinuar a descoberta por outros povos do que Colombo definirá de Novo Mundo?E se...?

E se...?


E se de facto existiu uma escultura, porque foi mandada retirar por D. Manuel? E como teriam chegado à ilha os vasos em cerâmica e a prata fenícia datadas de 340 a 320 a.C. ? Quem ali chegou, quem ali viveu, quem dali partiu em viagem até outros continentes?

Perguntas e hipóteses que Joaquim Fernandes ousa questionar. Historiador, especialista no estudo do imaginário português, dedica-se há mais de três décadas ao encontro de disciplinas como a ciência, tecnologia, medicina e sociedade. Tendo editado obras como «Fátima, nos bastidores do Segredo», «Silenciados e silenciosos. Religiosidade e espiritualidade em Portugal», este «O Cavaleiro da Ilha do Corvo» lança o leitor no encalço de um secular mistério histórico. Recolhendo provas e documentos, tenta ver para além deles e perceber as implicações de uma lenda – e como ela pode alterar toda uma perspectiva histórica. Desafiando as certezas, procura a verdade de uma pequena e negra ilha que parece afinal esconder um intemporal mistério.



Sem comentários: